quarta-feira, 1 de julho de 2015

Literatura no Telão : O Menino do Pijama Listrado

Incentivo à Leitura através de filmes adaptados de Livros.

As turmas 1003 e 1004  orientadas pela professora Beth Vitória Rezende assistiram, debateram e se emocionaram com a história do Menino do Pijama Listrado 



     



"O Menino do Pijama Listrado"  de John Boyne, romancista irlandês, já vendeu mais de 5 milhões de cópias e chegou a ser traduzido para mais de 40 idiomas. É uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. 
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 

            Os alunos também produziram textos sobre: 
                    "Os Filmes que mais Amei" 
.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

PLE- C.E. 10 de Maio: Contos, Crônicas, Poesia, Protagonismo

                                          "O encanto dos contos" -


Turmas do 2° ano do Ensino Médio  orientados  pela Professora Luciana dos Santos. Primeiro momento - leitura dramatizada dos contos "O enfermeiro" , "A cartomante " e "Conto da escola"  de Machado de Assis.  Para cada turma, um conto diferente. A seguir, a análise e leitura dos mesmos.
      Nas fotos, a turma 2004 desvendando esse universo...



                                 

A Turma 903 soltou o verbo...muitas histórias pessoais e opiniões sinceras. Após a leitura e análise do conto "A carteira" de Machado de Assis  na semana anterior, discussão em sala de aula sobre temas pertinentes relatados no texto.

Professora Claudia Candelária Pereira mediando o debate.





                                  Sarau de Poesias 
                            8º ano do Ensino Fundamental
                 Professora Talita Righetti Cavalheiro Lemos




As Mediadoras de Leitura Luciana dos Santos e Rônia Malafaia agradecem a parceria no desenrolar do PLE- Programa  de Leitura Escolar 2015 e  parabeniza  a  todos.


DESAFIO DA LEITURA - CORREIO DE MINICONTOS – 
                 Primeira intervenção protagonista 
                 Time Coração de Leitor (8º ano).   

.




                        O Blog Vitrine da Leitura tem acompanhado as atividades com entusiasmo.
                        Parabéns!!! Maravilha ver o trabalho iniciado em 2014 dando tantos frutos.
.
.                                   .

domingo, 21 de junho de 2015

Crônicas - Sarau 2015

Os alunos do 9º ano orientados pela Professora Josiane Turetta  apresentaram   com muito entusiasmo a edição do Sarau de Crônicas versão 2015 :




                                 O que é Crônica:

Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência etc.
Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Alguns tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e lírica. Uma crônica relata acontecimentos de forma cronológica e várias obras da literatura são designadas com esse nome, como por exemplo: Crônica de um Amor Louco (de Charles Bukowski) e Crônica de uma Morte Anunciada (da autoria de Gabriel García Márquez).
A crônica argumentativa consiste em um tipo mais moderno de crônica, no qual o cronista expressa o seu ponto de vista em relação a uma problemática da sociedade. Neste caso específico, a ironia e o sarcasmo são frequentemente usados como instrumento para transmitir uma opinião e abordar um determinado assunto.
Na crônica humorística, o cronista escreve o texto apresentando uma visão irônica e bem humorada dos acontecimentos. Na literatura brasileira, escritores brasileiros que se destacam neste tipo de narrativa são Fernando Sabino, Luis Fernando Verissimo, Millôr Fernandes. Alguns outros famosos cronistas são Arnaldo Jabor, Martha Medeiros, Rubem Braga, entre outros.
No contexto de relação com o tempo, surgem as chamadas "doenças crônicas", um indicativo de que tais doenças podem acompanhar o indivíduo ao longo da sua vida.



Confira os Festivais de Crônicas em 2014:






Parabéns pelo belo projeto!

.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Encontro com as Escritoras Sônia Nuss e Teresinha Pontes



    No último dia 1º de junho aconteceu no auditório do C.E.10 de Maio mais um Encontro com o Escritoras:  Sônia Nuss e Teresinha Pontes, que  se reuniram com os alunos das primeiras e segundas séries do  Ensino Médio para conversarem sobre o universo de seus livros lançados em 2014. 
   Jovens atentos, boa música, recital de poesia, apresentação teatral e  de dança  fizeram do evento um grande momento de aprendizagem.
   A Mediadora de Leitura Luciana Santos agradece a parceria das autoras, dos alunos e  demais professores que deram a sua colaboração para que o evento  acontecesse de maneira tão especial e enriquecedora.







                                    Parabéns a todos!!!




Em maio, o 8° ano do Ensino Fundamental  e a Mediadora de Leitura Rônia Malafaia  também  receberam  a escritora Teresinha Pontes na Biblioteca  para uma deliciosa tarde de bate-papo sobre livros e leituras.





                                              .

sábado, 6 de junho de 2015

Homenagem às Mães por Lorrane Soares da Silva

                                               
                                                 
                                        Dia delas
         
      O amor, o sentimentos mais puro e verdadeiro, e convivemos com ele desde o descobrimento de nossa existência até o nosso nascimento, e até a morte. E esse amor foi nos dado há muito tempo, nossas mães, o único motivo pela qual vemos a vida de maneira mais doce, pelas mãos desses seres divinos e que nos enchem de alegria. E literalmente o amor mais verdadeiro e simplificado por anjos.

            Existe mãe de todo tipo; brava, doce, agitada, carinhosa, fechada... mas todas elas sentem que existe uma vida ao lado, seus filhos, e todas aquelas características se tornam vulgares perto de seu abraço e proteção, o olhar delas  para conosco. Eu poderia escrever o mais puro soneto até a mais conceituada crônica, mas não daria para entendê-las, e muito menos admitir e aceitar a morte, que as levam, e deixam o seu perfume e cabelos brancos no ar.

            Mãe, aqui vai minha humilde homenagem. Nem todos os anos, histórias e eras, seriam suficientes para esse amor se esgotar. Você é tudo que eu tenho, tudo que a vida me permitiu ter eu devo a você, e irei valorizar este amor, dando o meu sangue para te ver sorrir, e em sua morte, poder dizer que mesmo que passe uma geração, você será eterna. Oh! mãe, você me criou para o mundo, mas o meu mundo é você! E sempre será. E as mães que não são só minhas, e sim do mundo, o meu muito obrigada! Feliz dia das mães!

Por Lorrane Soares da Silva
Produção textual em comemoração ao Dia das Mães.
Turma: 1003    Colégio Estadual 10 de Maio
Professora: Beth Vitória

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Professor Vinícus Couzzi Mérida participa de Congresso Internacional



O I Congresso Internacional da Universidade Lusófona de Lisboa que aconteceu de 09 a 13 de maio contou com a participação do professor do Colégio Estadual 10 de Maio, Vinícius Couzzi Mérida.

O congressista itaperunense, dando continuidade à sua formação em História e Sociologia e à sua pesquisa de mestrado, fez uma análise histórica do Concílio Vaticano II e a sua conflituosa recepção no norte e noroeste fluminense.

O Evento científico internacional de importância fundamental para a atualidade dos estudos das religiões e espiritualidades reuniu o melhor da dinâmica de investigação dos países falantes de português e de outros departamentos universitários de países não lusófonos, mas que estudam as realidades religiosas dos espaços da lusofonia e contou com mais de 400 congressistas do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e países latino americanos.

O congresso foi uma parceria entre a Universidade Lusófona e universidades brasileiras: PUC do Paraná, PUC de Minas Gerais, PUC de São Paulo, Universidade do Estado do Pará, Universidade de Juiz de Fora e Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Saiba mais seguindo o link: http://clre.ulusofona.pt/apresentacao/

terça-feira, 5 de maio de 2015

Leitura na Biblioteca - Os Miseráveis de Victor Hugo

 




.

PLE 2015 Tema: Bullying - Exposição de Trabalhos - 8º ano



Análise da obra pelos alunos do 8º ano - Professora: Rônia


Pretinha, Eu?

Autor: Júlio Emílio Braz


Ilustrador: Rubem Filho


Caro e tradicional, o Colégio Harmonia nunca teve uma criança negra entre seus alunos. Até o dia em que Vânia ganha uma bolsa de estudos do dono da escola. Diante desse “escândalo”, a sala do 6.o ano torna-se o campo de uma batalha covarde. Todos os alunos se unem contra Vânia pelo fato de ela ser negra e pobre. O diretor e os professores, então, mobilizam-se em uma cruzada contra a discriminação.





.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Minha História de Leitora Por Duda Cerqueira

    

 

       Eu nunca fui muito de ler, mas comecei a despertar para isso com o passar do tempo, fui amadurecendo. Minha colega tinha me emprestado um livro “A cabana”.  Depois desse comecei a ler outros como "Dom das Lágrimas" e "O politicamente correto" e agora estou lendo os "Dons do Espírito". 
     E gosto muito, por isso não quero parar de ler, faz bem pra minha mente. Minha mãe me ajuda e fala que devo buscar a leitura, o que me ajudou muito, porque tinha muita dificuldade em aprender as coisas em outras matérias. Acho que toda pessoa deveria ler ou ter interesse de conhecer esse mundo, onde você descobre personagens e várias outras coisas, que pessoas que não lêem nunca vão saber. 


- Maria Eduarda Cerqueira - Turma - 1004 - 
   Professora: Beth Vitória

quarta-feira, 15 de abril de 2015

História de Leitora por Ana Carolina Santos

     

                         Minha biografia como leitora

      O primeiro livro que li foi a Bíblia, o problema era que eu e minha imaginação não éramos amigas, então eu tinha um sério problema com livros com pouca ou nenhuma ilustração. 
     Aprendi a ler aos meus seis anos e a partir daí eu conheci o mundo das letras cada vez melhor. Leio todos os dias, tudo graças a minha mãe que literalmente ama ler, se vê pelo seu ótimo vocabulário. Sempre fui muito incentivada a ler porque minha família sempre esperou muito das mais velhas, então eu tinha que dar o exemplo. 
     Meu autor favorito? Aprendi uma vez com uma professora que não seria “ético” (escolarmente falando) dizer, mas posso garantir que é o mais sábio dos sábios. 
    Não gosto muito de romance, pois não sou do tipo “menininha” e nem emotiva, na verdade sempre odiei contos de fadas porque não gosto de me “iludir” com o imaginário. Hoje em dia eu leio, pois quebrantei um pouco o meu coração e a emoção não sentida por tantos anos se acumulou em mim e me fez derramar a primeira lágrima assistindo o filme “Um sonho possível”.  O que acho interessante em mim é que não abandonei meu estilo de leitura anterior, sim eu choro más apenas com histórias reais, acho que a realidade me comove. 
     Hoje em dia mar é pouco para descrever o que eu sinto pela leitura.


Aluna: Ana Carolina Santos
Colégio Estadual 10 de Maio – turma 1004
Professora Beth Vitória
.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Formação para Agentes de Leitura 2015



Agentes de Leitura, Mediadores de Leitura e Equipe do Instituto Airton Senna se reúnem em Campos na  primeira Formação para Agentes de Leitura 2015.


                              Rônia Malafaia representando o Colégio Estadual 10 de Maio.




Rônia Malafaia representando o Colégio Estadual 10 de Maio.

Sucesso a todos em 2015!
.
.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

História de Leitora Por Esther Coelho


                                            

                                     Minha vida literária
   
     Minha primeira escola foi a Escola Guimarães Dias Ferreira. Foi lá que me alfabetizei e li meu primeiro livro. Estudei lá do maternal até o 5° ano. Não me recordo do nome do meu primeiro livro que li. Mas lá tinha toda semana uma aula chamada: "Hora da Leitura".
    Nessa aula a gente ia para a biblioteca para lermos quantos livros a gente quisesse. Tinha todos os tipos de livro:  poema, poesia, romance, contos e etc. Nas provas de Português a professora sempre chamava individualmente os alunos em sua mesa, para lermos um texto da prova, e ela avaliava nossa leitura. Depois de ler, ela carimbava de acordo com nossa leitura em: bom, ótimo ou péssimo. E foi assim que gostei da literatura. Às vezes a professora lia livros para gente também.
    Na minha segunda escola, a Fundação São José, eu já recebi prêmio de leitora do mês, por ter sido a pessoa que mais leu livros. Eu também leio a Bíblia desde pequena. Eu sempre gostei de gibis, gostava muito, meu pai sempre incentivou a lê-los. Teve uma vez em que ele até assinou uma coleção e toda semana chegava gibis diferentes dos Smillinguidos. E até hoje o que eu mais gosto de ler são os gibis.
                                            
                                               Por Esther Coelho- turma 1004

domingo, 5 de abril de 2015

Conversa com a Escritora Teresinha Pontes no C.E. Chequer Jorge




No Colégio Estadual Chequer Jorge, a  Professora Aline Rodrigues e seus alunos da 2ª série do PROEMI ( Ensino Médio Inovador) realizaram no final de março,  um Café Literário. Segundo Aline  o  evento foi programado  com o objetivo de homenagear a escritora Teresinha Pontes e divulgar o seu trabalho, bem como reconhecer e valorizar os talentos da nossa  Itaperuna. Na ocasião alunos e professoras participaram de  uma  roda de leituras sobre o Romantismo no Brasil, momento  ímpar  e inesquecível para todos.






Parabéns pela iniciativa!

sábado, 28 de março de 2015

DESAFIO DE LEITURA 2015 - Primeira reunião do Time "CORAÇÃO DE LEITOR"




O time "CORAÇÃO DE LEITOR", formado por alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, inicia o DESAFIO DE LEITURA 2015 no C. E. 10 de Maio.

As Agentes de Leitura Rõnia Malafaia e Teresinha Pontes acreditam  no potencial protagonista dos jovens leitores e  desejam a todos muito sucesso durante as etapas do Desafio  em 2015.

O Desafio da Leitura  faz  parte do Projeto Jovens Leitores em Ação, uma parceria do  Instituto Ayrton Senna com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro que tem o objetivo de contribuir para a transformação da sala de leitura das escolas em um espaço educativo que fortaleça a aprendizagem escolar e permita que os estudantes aprendam a ser, conviver, conhecer e fazer.

Em 2014, foi criada uma Fanpage no Facebook. Clique e acesse:

https://www.facebook.com/pages/Biblioteca-Professora-Maria-%C3%82ngela-Pillar-Berriel-Jovens-Leitores-em-A%C3%A7%C3%A3o/287928748073796?fref=pb&hc_location=profile_browser




..

quinta-feira, 19 de março de 2015

Esvaziar a Alma - Livro de Sonia Nuss




Sonia Maria Nuss Teixeira Nogueira da Gama lança o seu primeiro livro de poemas: Esvaziar a alma.  




No prefácio, a escritora Jurema Coutinho Braga,  deixa um recado ao leitor: “...Esvaziar a Alma é sem dúvida um convite para silenciar a dor da saudade e da solidão, trazendo para nós alento para os dias tristonhos ou mesmo alegres, permitindo-me dizer que essa obra poética embala nossos sonhos e que a simplicidade dos poemas irá nos transportar para uma realidade plena de amor.”  




A apresentação da escritora coube à Alice Verdan Coelho Alves, que afirma “... Em muitos dos seus poemas parece um Casimiro de Abreu de saias. Tal o seu saudosismo, o seu encanto com a terra, as arvores...”  
 A Educadora é formada em Ciências Sociais e atua no Colégio Estadual 10 de Maio desde 1997.  
              
Contato pelo e-mail:sonianuss@hotmail.com

Confira um dos poemas de Sônia publicado neste blog: http://vitrinedaleitura.blogspot.com.br/2013/09/momentos-existem-por-sonia-nuss.html

                                 .