domingo, 1 de setembro de 2013

Concurso Brasil Japão 2013

Concurso de Redação, Vídeo e Projeto - 2013

ALUNOS DA REDE ESTADUAL DISCUTEM SUSTENTABILIDADE

O Instituto Cultural Brasil-Japão e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro estão lançando, em parceria, o “Concurso Cultural Brasil-Japão 2013”, destinado a alunos do Ensino Médio (todas as modalidades) e do Ensino Fundamental (Regular e EJA) de toda a rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro.

Para esta 11ª edição do evento, elegeu-se o instigante tema “Minha Escola Sustentável”, como forma de levar-se o alunado de toda a rede escolar à reflexão, à conscientização, à adesão e à consolidação de boas práticas sustentáveis, inspiradas na realidade cultural do povo japonês.


 De acordo com  circular enviada às escolas pela  Superintendência Pedagógica da SEEDUC  os alunos do Ensino Fundamental poderão participar com redações ou cartazes; os do Ensino Médio, com vídeos ou projetos. Como sempre, os vencedores do Concurso, nos diferentes níveis e modalidades, receberão seus prêmios, juntamente com seus professores-orientadores, em festividade solene, a realizar-se na Academia Brasileira de Letras.

Sua participação é importantíssima! Queremos conhecer, aplaudir e premiar suas ideias e seu talento!


Regulamento:

Ensino Fundamental: Redação ou Cartaz
Ensino Médio: Vídeo ou Projeto
                                 
                                            Ensino Fundamental
O cartaz  deverá ser produzido no formato A3 (29cmx42cm), com slogan e ilustração relacionados ao  tema do Concurso. O cartaz deverá ser criação original e individual do estudante , não sendo aceitas fotocópias ou quaisquer outras formas de apropriação. A técnica de confecção é livre e nada pode ser colado, grampeado ou afixado  de  nenhuma forma no cartaz, que deverá ser feito em material flexível, que possa ser enrolado. Além do envio em envelope, sem dobras, a Unidade Escolar  deverá  enviar à Diretoria Regional Pedagógica  CD com foto/imagem em versão digitalizada do cartaz, independente  do método de confecção  do trabalho.

A Redação deverá  ser produzida na tipologia dissertativo-argumentativo, com extenção mínima de 20 e máxima de 30 linhas, digitada em folha de papel A4, . Além do texto em cópia impressa , a redação deverá também ser disponibilizada em CD, para envio à respectiva  Diretoria Regional Pedagógica.


                             Ensino Médio

O Vídeo com duração de 01 minuto e máximo de 02 minutos- deve promover uma ação/ideia relacionada ao tema do concurso . O vídeo deverá ser disponibilizado em CD para envio à respectiva Diretoria Regional Pedagógica.

O Projeto deverá apresentar uma proposta de mobilização social sobre o tema do Concurso destinando-se à comunidade escolar . Os projetos deverão ter extensão mínima  de 02 (duas) e máxima de 05 (cinco) páginas (com fotos, ilustrações e os tópicos: apresentação, introdução, desenvolvimento e resultados ), digitadas em folha de papel A4, fonte Times New Roman 12 , espaçamento 1,5. Além do texto em cópia impressa , a redação deverá também ser disponibilizada   em CD, para envio à respectiva Diretoria Regional Pedagógica.


Data limite para envio dos trabalhos à Diretoria Regional: 27/09/2013

A Regional  deverá selecionar  os 12 (doze)  melhores trabalhos de sua abrangência ( 03 de cada modalidade) e encaminhar  à SEEDUC até o dia 25/10/2013
Data da premiação: 1ª quinzena de Dezembro.

Prêmios:    Cartaz: 1º lugar   -Nintento Wil 

                                2º lugar-   Smartphone 
                                3º lugar-   Skate

                Redação: 1º lugar  - Tablet Galaxy 

                                2º lugar-   Nintento Wil 
                                3º lugar-  Smartphone 

                Projeto:1º lugar  - Tablet Galaxy 

                                2º lugar-   Nintento Wil 
                                3º lugar-  Smartphone 

Os professores-orientadores serão especialmente homenageados.Os 48 (quarenta e oito) alunos semifinalistas -12 (doze) de cada modalidade, e seus respectivos professores-orientadores  receberão brindes pela participação no Concurso. Os prêmios serão entregues em cerimônia na Academia Brasileira de Letras.


.
Mais informações:

http://www.icbj.com.br/

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário