sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sala de Leitura

PARCERIA

                                                             CONVÍVIO


                                                                   ACOLHIMENTO
                                             
                                                      LEITURA LIVRE 
.
                                    Leitura Livre, protagonismo e aprendizado

Gostar de ler e ter o hábito da leitura por prazer é um dos diferenciais encontrados pelo PISA, o mais importante e respeitado teste internacional de qualidade educacional, para explicar o bom desempenho dos estudantes que atingem bons resultados em leitura. O teste, realizado a cada três anos pela OCDE (o clube dos países desenvolvidos, que reúne 30 países membros e 37 países parceiros, entre os quais o Brasil), mede o conhecimento de jovens de 15 anos de idade em todos esses países do mundo.
Segundo o Relatório do PISA 2009, “Em todos os países [participantes da avaliação], estudantes que têm maior prazer em ler apresentam desempenho significativamente melhor do que aqueles que têm menor prazer em ler”. Essa recomendação reforça a importância da sala de leitura no desenvolvimento leitor dos alunos, pois é um espaço privilegiado para estimular os estudantes a lerem por prazer.
Além disso, estudos recentes comprovam que para que a sala de leitura contribua com o aprendizado das crianças, adolescentes e jovens, é preciso mais que simplesmente a estrutura física: o que conta mesmo é os estudantes usarem efetivamente a sala de leitura para ler, pesquisar, conviver com leitores e agir como propagadores de suas experiências contagiando positivamente alunos e professores.
É importante, ainda, destacar o papel fundamental da sala de leitura para favorecer os alunos com menor acesso a livros e outros tipos de leitura em casa. Do mesmo modo, os alunos que aprendem pouco com os métodos tradicionais de ensino podem encontrar na sala de leitura novas portas e novas rotas para aprender e conviver na escola!

Texto adaptado – disponível em  Programa SuperAção Jovem. Roteiro do Professor.
Saiba mais em:  

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário