domingo, 28 de setembro de 2014

Projeto Paz no Trânsito em 2014




Projeto Paz no Trânsito  em 2014

 A idealizadora do Projeto  e professora de Artes,   Eliete da Conceição Silveira,  e  alunos das segundas séries do Ensino Médio do Colégio Estadual 10 de Maio mais uma vez na Semana Nacional do Trânsito deram uma aula de cidadania ao protagonizarem  momentos de conscientização para pedestres e condutores de veículos sobre a importância do respeito, da  humanização do trânsito em  Itaperuna.
  Este ano  a Motoway, parceira  da iniciativa,  presenteou os motoristas com ajustes nos freios e checagem de 21 itens para garantir a segurança no trânsito.









Mais informações sobre a importante iniciativa  em:



.

Ensaio da Paródia - Desafio da Leitura




Os alunos do DESAFIO DA LEITURA contaram com a  preciosa olaboração do Animador Cultural Luís Cláudio e do aluno Matheus Valério do Projeto “Vamos Bater Corda” para o ensaio e viabilização da gravação do vídeo da Paródia criada pelo grupo que participa do Projeto Jovens Leitores em Ação.

Aos nossos parceiros, muito obrigada!

.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O Desafio da Leitura – Programa Jovens Leitores em Ação




O que aprender com tudo isso?

Ser protagonista é aprender, respeitar, educar, ensinar
Prestar atenção pra tu não vacilar
Presta atenção no que eu vou te  falar
Abra a  tua mente e se deixe levar:
Chamar os amigos e compartilhar...
Se não conseguir, vá ao facebook e comece a divulgar. ( bis)

Mas o tema desta música é leitura, meu irmão.
Mas não pode se esquecer o quanto é bom!
Pra você ficar com isso na ponta da língua,
Você tem que conhecer e ter sabedoria.
Pequena ou não, pra gente tanto faz!
O que importa é ler  e pedir mais...

O que aprender com tudo isso? (bis)

 Por: Marta Guilherme, 
         Maria Vitória Luzia, 
         Milena dos Anjos, 
         Raiane  Machado 
         Matheus Pontes.
Para este time de jovens da turma 802, participantes do Desafio da Leitura, todo jovem tem potencial para ser protagonista e capacidade de atuar em vários lugares, liderar e ser liderados, expor ideias, ouvir. Basta acreditar em seus sonhos, pois o jovem é quem faz o seu caminho.
                                          




                                      Ser  Protagonista

                                          Time:  Metamorfose Ambulante

Parodiando:

Hoje eu acordei com vontade de ler...
Vontade de ler...
Lembrei que necessito tanto de aprender, tanto de aprender!
Foi difícil foi; desinteressado fui...
Mas sempre fui capaz!


Refletindo:         
                                  Ser protagonista

Vamos abrir a mente
 Ser protagonistas
Enfrentando as dificuldades
Que o mundo proporciona
Praticando a expansão da leitura
Aprendendo a colaborar
Porque juntos podemos mudar o mundo!
Vamos fazer o mundo acreditar:
Ler um outro lugar
Que a motivação não vai acabar.


Por: Lorena, Christian, Kelle  e  Mariana, mais um grupo do Desafio da Leitura.  Eles estudam na primeira série do Ensino Médio e juntos irão conquistar novos membros para o time, que decidiram batizar de “Metamorfose  Ambulante”, pois acreditam em transformação.Também concordam que todo jovem tem potencial para ser protagonista, mas percebem que para alguns jovens é difícil não deixar o desinteresse e a falta de estímulo atrapalhar. Acreditam que  é preciso  aproveitar as oportunidades e assim todos chegarem onde quiserem.

     

Valeu Jovens Leitores!



.


.
.



quinta-feira, 3 de julho de 2014

Tarde Solidária - Encontro de Gerações




Tarde Solidária: Colégio Estadual 10 de Maio recebe o Asilo Santo Antônio dos Pobres

O Colégio Estadual 10 de Maio recebeu no dia 15 de maio para uma Tarde festiva e solidária os idosos do Asilo Santo Antônio dos Pobres. O encontro, uma das ações idealizadas no PLE- Programa de Leitura Escolar- Projeto “Por uma escola mais ética e solidária” para o ano de 2014.

Os ilustres convidados foram recebidos carinhosamente por turmas de 8° ano do ensino fundamental, que se prepararam para o momento tão especial durante as aulas do primeiro semestre, através de leituras, apreciação de filmes e vídeos sobre os temas solidariedade e respeito ao idoso.
  Cada turma do colégio de alguma maneira esteve envolvida o que culminou  com  o sucesso da campanha de doação de material de higiene pessoal. Os produtos arrecadados foram entregues aos visitantes e também houve  um sorteio de uma cesta de produtos de beleza gentilmente cedidos  pelo  Instituto Embeleze.

Com certeza esta tarde ficará para sempre na memória, pois a alegria do encontro contagiou a todos.

PLE – Programa de Leitura Escolar
Projeto “Por uma escola mais ética e solidária”

  Tema do 1º semestre: Solidariedade

  Atividades realizadas em sala de aula:
. Leitura do livro “A culpa é das estrelas”
. Leitura e reflexão sobre textos variados
. Produção textual
. Debate e produção textual com base no filme “Minhas tardes com Margareth”
. Momentos de conscientização

  Culminância:

       Encontro de Gerações – Tarde Solidária

Dia: 15/05/2014
Horário: 13h às 16h 30min

Público-alvo: alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
Convidados: idosos do Asilo Santo Antônio dos Pobres

Direção: Maria Inês Freire Borges Figueira e RosiméaFernandes Navarro Nuss
Coordenação Pedagógica: Olga Lívia Pinto de Oliveira e Maria Helena Abreu
Agentes de Leitura: Elizabeth Vitória de Oliveira Costa Rezende e Teresinha de Jesus Alves Pontes
Orientador: Professor Uenes Macedo Correa

Colaboradores: Profª de Ensino Religioso Lucíola Chaves Faria; MTE, Professora Zezé Lopes; Professoras de Educação Física Elizete Regina Ribeiro Silva, Aline Nascimento Barbosa e Tatiana do Amaral Rocha; Professoras de Arte Mª Amélia Assed e Meuris Regina Rodolphi Pedrosa; Profª de Língua Portuguesa Rônia de Almeida Malafaia Souza; Profª de Produção Textual Sueli dos Santos Veiga do Carmo; Profª de Química Adriana Ferreira A. Inácio; Animador Cultural Luís Cláudio de Souza; aluno da turma 1004 Matheus Valério de Freitas Souza do Projeto “Vamos Bater Corda” e sua irmã Luana Favare de Freitas Souza; aluna da turma 1006 Mariana Silva Nascimento e seu Grupo de Flautas; funcionária Francelina Cabral P. da Silva; E as alunas da  turma 1006 Sthefanny Figueiredo Mozzer e  Thalita de Castro Marques Novato.

Objetivo da ação:
Desenvolver a consciência solidária e o respeito ao idoso através da realização de atividades lúdicas com os idosos do Asilo Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna.

Programação

Recepção
. Entrega de bombons e cartões pelos  alunos na entrada e condução ao Salão Cultural
. No Salão: música “Como é grande o meu amor por você”
. Fala da Direção ou da Coordenação Pedagógica
. Fala do Prof. Uenes

Devocional
. Oração: Profª de Ensino Religioso Lucíola
. Slide “Como usufruir os anos dourados”
. Apresentação do Grupo de Flautas

Coreografia dos idosos
. Apresentação pelos idosos convidados

Lanche no Refeitório
. Servido pelos alunos

Circuito Cultural
 Jogos/beleza
 Apresentação   da Música “Pássaro de Fogo” (Paula Fernandes) – aluno da turma 1004 Matheus Valério de Freitas Souza do Projeto “Vamos Bater Corda” e sua irmã Luana Favare de Freitas Souza
Contação de histórias – Profª Sueli
 Dinâmica de grupos – Profª Elizete
 Slide – MTE - Professora Maria José Lopes 

Forró Animado
. Música: Luiz Cláudio
. Animadores: alunos
. Entrega de faixas: melhores dançarinos

Encerramento
. Agradecimentos
. Sorteio de uma cesta de produtos do Instituto Embeleze
. Entrega de doações – Profª: Lucíola
.
A todos que colaboraram e fizeram deste evento  um momento inesquecível, muito obrigada!

.
.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Sarau - Festival de Crônicas - Professora Cláudia Candelária e alunos do 9° ano


                                                         PLE/ 2014 no C. E. 10 de Maio













    
Os alunos  do  9° ano da Professora Cláudia Candelária também realizaram  um SARAU  para fechar  o primeiro semestre com muito  aprendizado,  contribuindo  para o sucesso  da realização das ações propostas pelo  Programa de Leitura Escolar- PLE / 2014.    Crônicas produzidas durante as aulas foram compartilhadas com entusiasmo.  
   O momento especial  aconteceu  na  Sala de Leitura.  A professora Cláudia  ficou muito  feliz com  a participação de  seus atentos alunos. E para alegria  geral sorteou livros do cronista Laé de Souza e  encantou  a todos  com a leitura de uma  crônica do autor itaperunense  e professor do C. E 10 de Maio, Everaldo Teixeira sobre Itaperuna, intitulada,  Recordar é Viver. 
Para conhecer esta bela crônica, siga o link:

   
   

Parabéns, professora e alunos pelo belo trabalho!
.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sarau da Solidariedade - Professora Josiane Turetta e alunos do 9° ano.

O Sarau  elaborado pela  Professora Josiane Turetta  e seus alunos aconteceu no finalzinho do segundo bimestre como uma das ações do PLE/ 2014. 
Para iniciar  todos assistiram a um vídeo com o título: O que é Solidariedade? E a seguir,  um grupo de alunos acompanhados ao violão por  integrantes do Projeto Batendo Corda cantaram a música Pais e Filhos do grupo musical Legião Urbana. 
 Cada equipe apresentou um belo texto sobre o tema SOLIDARIEDADE: ouvimos  fábulas, histórias, poemas e parábolas. A agente de leitura, professora Terezinha, nos brindou também com a leitura de uma bela crônica da escritora itaperunense Flora Malta Carpi, que  gentilmente presenteou  a turma com um  livro de crônicas de sua autoria, que foi sorteado. Também foram sorteados pela agente de leitura Beth Vitória  livros do cronista  Laé de Souza e a professora Josiane foi presenteada com um livro de poemas.  
Foram momentos de descontração, alegria e muito aprendizado. Parabéns a todos! 



.