quarta-feira, 8 de abril de 2015

Formação para Agentes de Leitura 2015



Agentes de Leitura, Mediadores de Leitura e Equipe do Instituto Airton Senna se reúnem em Campos na  primeira Formação para Agentes de Leitura 2015.


                              Rônia Malafaia representando o Colégio Estadual 10 de Maio.




Rônia Malafaia representando o Colégio Estadual 10 de Maio.

Sucesso a todos em 2015!
.
.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

História de Leitora Por Esther Coelho


                                            

                                     Minha vida literária
   
     Minha primeira escola foi a Escola Guimarães Dias Ferreira. Foi lá que me alfabetizei e li meu primeiro livro. Estudei lá do maternal até o 5° ano. Não me recordo do nome do meu primeiro livro que li. Mas lá tinha toda semana uma aula chamada: "Hora da Leitura".
    Nessa aula a gente ia para a biblioteca para lermos quantos livros a gente quisesse. Tinha todos os tipos de livro:  poema, poesia, romance, contos e etc. Nas provas de Português a professora sempre chamava individualmente os alunos em sua mesa, para lermos um texto da prova, e ela avaliava nossa leitura. Depois de ler, ela carimbava de acordo com nossa leitura em: bom, ótimo ou péssimo. E foi assim que gostei da literatura. Às vezes a professora lia livros para gente também.
    Na minha segunda escola, a Fundação São José, eu já recebi prêmio de leitora do mês, por ter sido a pessoa que mais leu livros. Eu também leio a Bíblia desde pequena. Eu sempre gostei de gibis, gostava muito, meu pai sempre incentivou a lê-los. Teve uma vez em que ele até assinou uma coleção e toda semana chegava gibis diferentes dos Smillinguidos. E até hoje o que eu mais gosto de ler são os gibis.
                                            
                                               Por Esther Coelho- turma 1004

domingo, 5 de abril de 2015

Conversa com a Escritora Teresinha Pontes no C.E. Chequer Jorge




No Colégio Estadual Chequer Jorge, a  Professora Aline Rodrigues e seus alunos da 2ª série do PROEMI ( Ensino Médio Inovador) realizaram no final de março,  um Café Literário. Segundo Aline  o  evento foi programado  com o objetivo de homenagear a escritora Teresinha Pontes e divulgar o seu trabalho, bem como reconhecer e valorizar os talentos da nossa  Itaperuna. Na ocasião alunos e professoras participaram de  uma  roda de leituras sobre o Romantismo no Brasil, momento  ímpar  e inesquecível para todos.






Parabéns pela iniciativa!

sábado, 28 de março de 2015

DESAFIO DE LEITURA 2015 - Primeira reunião do Time "CORAÇÃO DE LEITOR"




O time "CORAÇÃO DE LEITOR", formado por alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, inicia o DESAFIO DE LEITURA 2015 no C. E. 10 de Maio.

As Agentes de Leitura Rõnia Malafaia e Teresinha Pontes acreditam  no potencial protagonista dos jovens leitores e  desejam a todos muito sucesso durante as etapas do Desafio  em 2015.

O Desafio da Leitura  faz  parte do Projeto Jovens Leitores em Ação, uma parceria do  Instituto Ayrton Senna com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro que tem o objetivo de contribuir para a transformação da sala de leitura das escolas em um espaço educativo que fortaleça a aprendizagem escolar e permita que os estudantes aprendam a ser, conviver, conhecer e fazer.

Em 2014, foi criada uma Fanpage no Facebook. Clique e acesse:

https://www.facebook.com/pages/Biblioteca-Professora-Maria-%C3%82ngela-Pillar-Berriel-Jovens-Leitores-em-A%C3%A7%C3%A3o/287928748073796?fref=pb&hc_location=profile_browser




..

quinta-feira, 19 de março de 2015

Esvaziar a Alma - Livro de Sonia Nuss




Sonia Maria Nuss Teixeira Nogueira da Gama lança o seu primeiro livro de poemas: Esvaziar a alma.  




No prefácio, a escritora Jurema Coutinho Braga,  deixa um recado ao leitor: “...Esvaziar a Alma é sem dúvida um convite para silenciar a dor da saudade e da solidão, trazendo para nós alento para os dias tristonhos ou mesmo alegres, permitindo-me dizer que essa obra poética embala nossos sonhos e que a simplicidade dos poemas irá nos transportar para uma realidade plena de amor.”  




A apresentação da escritora coube à Alice Verdan Coelho Alves, que afirma “... Em muitos dos seus poemas parece um Casimiro de Abreu de saias. Tal o seu saudosismo, o seu encanto com a terra, as arvores...”  
 A Educadora é formada em Ciências Sociais e atua no Colégio Estadual 10 de Maio desde 1997.  
              
Contato pelo e-mail:sonianuss@hotmail.com

Confira um dos poemas de Sônia publicado neste blog: http://vitrinedaleitura.blogspot.com.br/2013/09/momentos-existem-por-sonia-nuss.html

                                 .

quarta-feira, 18 de março de 2015

Livro: Santo de casa não faz milagres - Teresinha de Jesus Alves Pontes -

 Teresinha de Jesus Alves Pontes, Psicopedagoga, e Agente de Leitura do Colégio Estadual 10 de Maio, lançou em dezembro de 2014, o seu livro: Santo de Casa não faz milagres. 
A inquieta e criativa  Educadora, que sempre adorou a companhia dos livros, deseja compartilhar com os leitores o seu primeiro trabalho como escritora. E  com certeza encantar crianças, jovens e adultos  com o seu personagem Zezinho, que é um garoto muito desatento, mas ao mesmo tempo muito curioso, que adora ficar no sítio do tio Neca, com quem bate longos papos, isto é quando o tio está disposto a conversar, porque do contrário, escuta cada coisa! É um tal de “vai tomar banho na caixa de fósforos...” que só lendo pra entender.


 Confira algumas fotos  do evento  no C. E. 10 de Maio:  















.

Contato pelo e-mail: tegpontes@hotmail.com. 
E  pelos  telefones: (22) 999456166 e (22) 38222548 
.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PLE / 2014 - Literatura no Telão - A Culpa é das Estrelas












Literatura no Telão.
  Em 2014, última semana de novembro, com o objetivo de proporcionar outros olhares sobre o texto literário, aconteceu no auditório do C. E. 10 de Maio, mais uma das ações do PLE/ 2014 – Projeto de leitura Escolar- Por uma escola mais solidária e ética. Desta vez, as turmas da 2ª série do Ensino Médio orientadas pelas professoras Karen e Luciana assistiram, com direito a distribuição de pipoca e marcadores de livros, a uma sessão especial do filme “A Culpa é das Estrelas”.

 A culpa é das estrelas: sinopse e detalhes
Não recomendado para menores de 12 anos

Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.



.