quarta-feira, 18 de março de 2015

Livro: Santo de casa não faz milagres - Teresinha de Jesus Alves Pontes -

 Teresinha de Jesus Alves Pontes, Psicopedagoga, e Agente de Leitura do Colégio Estadual 10 de Maio, lançou em dezembro de 2014, o seu livro: Santo de Casa não faz milagres. 
A inquieta e criativa  Educadora, que sempre adorou a companhia dos livros, deseja compartilhar com os leitores o seu primeiro trabalho como escritora. E  com certeza encantar crianças, jovens e adultos  com o seu personagem Zezinho, que é um garoto muito desatento, mas ao mesmo tempo muito curioso, que adora ficar no sítio do tio Neca, com quem bate longos papos, isto é quando o tio está disposto a conversar, porque do contrário, escuta cada coisa! É um tal de “vai tomar banho na caixa de fósforos...” que só lendo pra entender.


 Confira algumas fotos  do evento  no C. E. 10 de Maio:  















.

Contato pelo e-mail: tegpontes@hotmail.com. 
E  pelos  telefones: (22) 999456166 e (22) 38222548 
.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PLE / 2014 - Literatura no Telão - A Culpa é das Estrelas












Literatura no Telão.
  Em 2014, última semana de novembro, com o objetivo de proporcionar outros olhares sobre o texto literário, aconteceu no auditório do C. E. 10 de Maio, mais uma das ações do PLE/ 2014 – Projeto de leitura Escolar- Por uma escola mais solidária e ética. Desta vez, as turmas da 2ª série do Ensino Médio orientadas pelas professoras Karen e Luciana assistiram, com direito a distribuição de pipoca e marcadores de livros, a uma sessão especial do filme “A Culpa é das Estrelas”.

 A culpa é das estrelas: sinopse e detalhes
Não recomendado para menores de 12 anos

Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.



.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Lançamento do Caderno do Mediador de Leitura para 2015






 A coordenação de Leitura da Secretaria de Estado de Educação promoveu, nesta quarta-feira (10/12), no auditório da Seeduc, Zona Portuária do Rio, o lançamento do Caderno do Mediador de Leitura para 2015. O evento, promovido em parceria com o Instituto Ayrton Senna, recebeu agentes de leitura, mediadores, representantes das Regionais, professores e alunos.

As escolas presentes fizeram um resumo dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. Aconteceram apresentações das unidades C.E. Irmã Cecília Jardim, em Petrópolis; o C.E. Eduardo Breder, em Nova Friburgo; o Ciep 331 Lysia Bernardes, em Cabo Frio; o C.E. Deodato Linhares, em Miracema; o CE Visconde do Rio Branco, em Campos; e o C.E. Iracema Leite Nader, em Barra Mansa.

Todos conheceram o novo Caderno do Mediador com as orientações para o próximo ano. Cada Regional recebeu cinco exemplares e o material digitalizado será colocado à disposição de todos os interessados.

 O Programa de Leitura teve início em 2014, após um projeto piloto em 2013, quando foram capacitados 450 agentes de Leitura. A diretora de Articulação Curricular,  Adriana Lessa, explicou que o projeto está em 750 escolas de Ensino Médio  que oferecem os três turnos e que  para 2015,   o programa espera formar mais 1.200 agentes.

Participaram representantes das regionais e escolas que integram o projeto. O Colégio Estadual 10 de Maio se fez presente através das agentes de leitura, Teresinha Pontes e Elizabeth Vitória Rezende, que agradecem  a mediadora Heloísa Maria da Silva Alves Sales o convite para integrar a comitiva da Regional Noroeste Fluminense e poder compartilhar deste significativo momento de aferição de resultados, confraternização e troca de experiências. 



Também agradecemos o apoio da mediadora tecnológica: Maria José Sabino
Heloísa,  Luciana,  Teresinha  e Bernardo 
.

Luciana e sua comitiva de agentes e  mediadoras


                         "Todos juntos somos fortes..."






Prestigiaram o encontro a superintendente Pedagógica da Seeduc, Carla Bertânia; as diretoras regionais Pedagógicas Eli Antônia Arrabal, Elizângela Nascimento de Lima Silva, Luciana Coutinho Vicente e Maria Minerva. E as  coordenadoras de Ensino Adriana de Souza Vidal, Ellen dos Santos Francisca Deise, Leila Pinto, Márcia Crespo, Simone Alves Pierone, Tatiana V. Fernandes, Valéria Soares de Souza, Vanessa Azevedo , Vanessa Braga , Vivian Pinheiro  Fernanda Lima e Cirlene Fernandes, da Coordenação de Áreas do Conhecimento da Seeduc, deram apoio ao encontro.





.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PLE- Dia da Consciência Negra



Os alunos das primeiras e segundas séries do Ensino Médio sob a orientação das professoras  Eliete, Artes,  e Marcela, Educação Física, comemoraram o Dia da Consciência Negra no último dia 19 de novembro com apresentações diversas: dança, desfile da beleza negra, música e vídeos sobre a valorização do negro e contra a discriminação racial




O evento contou com participação especial de  alunos do Colégio Agrícola de Itaperuna 
( representação de um poema ) .











O Desfile da Beleza Negra contou com o apoio das Lojas: Lisbela, Camila Amorim, Mix Magazine e LeoFarma. 

Parabéns a todos!

.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Café das Artes versão 2014 - A Arte Brasileira em foco-



   As turmas da 3ª série  do  Ensino Médio orientados pelos professores Floro Rosa e Sueli dos Santos  realizaram no dia 7 de novembro mais um Café das Artes no Colégio Estadual 10 de Maio. 

     Temas desenvolvidos: 

- O Carnaval na Arte Brasileira
- A Miscigenação na Arte Brasileira
- Os Anos 60 na Arte Brasileira
- A Mulher  na Arte Brasileira
- A Música Popular na Arte Brasileira
- O Futebol na Arte Brasileira








Parabéns alunos do 3° ano pelas belas apresentações artísticas! 
O evento foi um sucesso!  
Parabéns Floro e Sueli!

Recordar é Viver:
Sigam os links do Outra Revista: Café das Artes em 2008 e 2011:

http://outrarevista.blogspot.com.br/2009/11/cafe-das-artes-11.html

http://outrarevista.blogspot.com.br/2008/12/caf-das-artes-2008-3-srie.html

http://outrarevista.blogspot.com.br/2008/12/histria-da-bossa-nova.html

.

domingo, 9 de novembro de 2014

Show de Talentos e Festival de VideoClipe versão 2014



Os alunos do Ensino Médio  aceitaram o desafio  e  mostrarem seus múltiplos talentos artísticos  nos  tradicionais  Show de Talentos, coordenado pela Professora de Educação Física  Marcela,  e o Festival do VideoClipe  Musical , idealizado pela Professora de   Artes, Eliete  Silveira. Os projetos  culminaram  num grande evento, encantando a todos. 










Parabéns !

.

   

PLE - Seminário de História - Tema: A Escravidão



SEMINÁRIO DE HISTÓRIA – APRESENTAÇÃO:  SETEMBRO DE 2014.                            

Professora: Adalgisa Tupini                                     

Turmas: Ensino Médio- 1º ano







GRUPO 1 – “ESCRAVIDÃO AO LONGO DO TEMPO”.                                                                         – A escravidão praticada na África antes e depois da chegada dos europeus.                                   – A captura dos escravos na África.                                                                                            – As principais regiões africanas fornecedoras de escravos para a América.                                   – Os principais povos africanos, escravizados, que vieram para a América.                                           *COMPOSIÇÃO DE UM POEMA SOBRE O TEMA.

                   
GRUPO 2 -  “O TRÁFICO NEGREIRO”.                                                                                                     – A prática do comércio de escravos na África e na América.                                                       – As condições de viagem dos escravos da África para a América.                                             *COMPOSIÇÃO DE UM POEMA SOBRE O TEMA.


GRUPO 3-“FORMAS DE RESISTÊNCIA DO AFRICANO ESCRAVIZADO NO BRASIL ESCRAVOCRATA”      
                        -  Formas individuais e coletivas.                                                                                                 – Quilombos e os quilombolas.                                                                                                  *COMPOSIÇÃO DE UM POEMA SOBRE O TEMA.


GRUPO 4 – “CONTRIBUIÇÕES DOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO”.                            
– Na formação étnica; religião; vocabulário; música; dança; vestuário; alimentação; economia; folclore; literatura.                                                                                                                                   *COMPOSIÇÃO DE UM POEMA SOBRE O TEMA.

GRUPO 5 – “PARTICIPAÇÃO DOS AFRO-BRASILEIROS NO BRASIL COMTEMPORÂNEO”.                                      

 – Na sociedade; na política; religião; economia; cultura .                                                                 *COMPOSIÇÃO DE UM POEMA SOBRE O TEMA.


Esta ação faz parte do Programa de Leitura Escolar 2014 e sua realização  foi um verdadeiro  sucesso! 
Os alunos  orientados pela professora criaram slides, vídeos e poemas  sobre o tema  que enriqueceram suas apresentações. 
Parabéns à professora e alunos pelo empenho e dedicação!
.
Confiram  algumas das muitas fotos feitas durante todas as diversas apresentações.

.















.